top of page

MÍDIA NEWS

O melhor da política econômica brasileira

  • enricoballarati
  • 2 de abr.
  • 2 min de leitura


O vai e vem da nova administração americana causou um fluxo de saída de capital dos EUA que irrigou os mercados globais, inclusive o Brasil.


Graças a isso, o dólar e juro brasileiro recuaram, trazendo alívio para os ativos, puxando o preço das ações, melhorando os indicadores de risco e trouxe uma sensação de alívio na economia brasileira.


É muito improvável que o desmonte da estrutura de gestão americana que está em processo, resulte em boas notícias.


Uma análise fria da história econômica mostra que as ações recentes resultarão em enfraquecimento da economia e inflação mais alta. O que não se sabe é como será a travessia. Pode ser um longo processo, mais suave ou rápido e agudo.


Na reunião do comitê de política monetária (FOMC) na semana passada, Jay Powell usou a expressão “transitória”. Quem acompanha política monetária e viu essa palavra ser dita sem cuidado no ciclo 2021/22, e com as consequências que geraram, causou desconforto.


Com o risco e a expectativa de inflação que temos pela frente nos States, o presidente deveria ter sido mais cuidadoso. A inflação só pode ser transitória quando o Banco Central age e evita sua propagação.


Assim, a incoerência das medidas econômicas americanas não está sendo boa para os negócios.


No Brasil, não houve evolução na cena política nem em providências econômicas. Na margem não melhorou, porque as medidas continuam sendo em aquecer uma economia já superaquecida, com pressões inflacionárias disseminadas. Tudo indica que a taxa de juro básica ficará alta por bastante tempo.


Interessante ter visto as ações americanas caindo versus quase todas as outras bolsas mundiais subindo. O valuation esticado somado ao ambiente imprevisível, recomenda cuidado na alocação em risco. Se economia americana desandar, será ruim para todos os mercados, e inspira cuidados.


Abaixo elaboramos com maior profundidade sobre política monetária nos EUA e o uso da expressão “transitória”, a desaceleração da economia brasileira e o excepcionalismo americano.


Boa leitura !!




 
 
 

Commentaires


NOSSO ENDEREÇO

Cidade Jardim Corporate Center

Av. Magalhães de Castro, 4800 - 10º Andar
Torre 1 - Capital Building | São Paulo - SP

 

+55 11 3758-2677

Panamby Capital © 2024 Todos os direitos reservados

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Ícone do LinkedIn P&B
selos-anbima-gestao-de-patrimonio.png

PANAMBY CAPITAL PARTNERS

logo_pilotage.jpg
logo_woman_invest.jpg
bottom of page