The TACO Trade. The Tarcísio Trade
- victordavini
- 3 de jun.
- 2 min de leitura
Alívio no mercado, mas incertezas persistem

Atividade econômica no Brasil continua na mesma toada, forte, sem sinais reais de desaceleração que possam sugerir pressão desinflacionaria para a frente. Seguindo esse ritmo, a inflação em 2026 será mais alta que 2025.
Os fatores contribuindo para essa tendência passam pela pressão salarial, crescimento da renda (7,5% a.a.) e robustez do mercado de crédito. Olhando para a frente, os riscos aparecem na agenda do Governo em ano eleitoral, com crescentes chances de expansão fiscal através de aumento de gastos, transferências e o chamado parafiscal.
Por outro lado, o que joga a favor da desinflação é a recente valorização do Real, a restritiva política monetária e a expectativa de que, em algum momento, haja alguma acomodação na atividade econômica brasileira. O setor que novamente fortalecerá a atividade em 2025 será a agropecuária, com nova safra recorde de cereais.
Nesse ambiente, nossa projeção de PIB brasileiro é em torno de 2,5% nesse ano com alguma desaceleração no ano que vem. Já para a inflação, estimamos que ronde os 6% a.a. até final de 2026.
A expectativa de eleição menos polarizada em 2026 entrou no preço dos ativos brasileiros. Sem dúvida, é um cenário que pode trazer alegrias.
A tensão global continua, mas uma piada está refletindo bem o sentimento de quem acompanha as notícias de perto. TACO é a expressão jocosa que está sendo atribuída ao Presidente Trump por recuar de todas as ameaças. Do ponto de vista estrutural, o relevante é conseguir avaliar como será o crescimento e cooperação global daqui para a frente, e como isso se refletirá no preço dos ativos mundiais.
O certo é que existe pressão inflacionária em ambiente de fiscal comprometido, levando juro global para cima. Em maio, houve alívio pela evolução das negociações, mas ainda há instabilidade no ar.
Assim, iniciamos junho com mercados mais animados e com as mesmas dúvidas. Abaixo elaboramos com mais detalhes essa análise e as sugestões de alocação.
Boa leitura!!
Comentarios