top of page

MÍDIA NEWS

Astral positivo com sinais de desaceleração

Carta da Gestão Panamby Capital - Novembro 2023

Novembro foi um mês de reversão da deterioração das expectativas que assistimos nos meses anteriores. Ativos financeiros valorizaram bastante e o dólar desvalorizou frente às outras moedas.


O alívio veio de onde vinha a dor do mercado de juro americano, que é o núcleo mais central de tudo que acontece nos ativos globais.


Assim como no Brasil, a situação fiscal americana requer análise cuidadosa. O volume de financiamento que o Tesouro americano tem que captar cresceu muito e impacta o preço e liquidez dos títulos americanos.


Em setembro e outubro, além da forte oferta de títulos, houve soluços na demanda global, causando um desequilíbrio que fez com que a taxa de juro de longo prazo subisse muito, apertando as condições financeiras da sociedade.


Em novembro ocorreu uma série de refrescos nos EUA, tais como, maior arrecadação fiscal, queda nos índices de inflação e sinais de desaceleração no emprego e na atividade econômica, somando-se à queda do preço do petróleo . Esse ambiente , quase perfeito, foi favorável para o chamado crescimento sustentável de longo prazo, com inflação baixa e controlada, aliando a atividade no limite do potencial saudável.


Lembrando a obviedade que ainda há muita água para rolar, a inflação americana continua alta e os déficits são altos, mas os dados reportados foram suficientes para desarmar a preocupação que vinha se acumulando de insegurança na maior economia global.


Concluindo, foi um mês excelente na evolução do preço dos ativos financeiros e, com isso, vislumbramos um final de ano mais tranquilo dos mercados que foi apresentado durante o ano de 2023.

Para 2024, com baixa visibilidade, a probabilidade sugere que teremos um bom início de ano, na continuação do movimento atual, mas é primordial ter em mente que os desequilíbrios globais continuam, com um cenário geopolítico complicado, impactando as cadeias de produção, além de crescimento frágil em várias regiões.


Na sequência detalhamos a evolução recente na economia, nos mercados e nos ativos.

Boa leitura!



Carta_Panamby_nov_2023
.pdf
Fazer download de PDF • 1.55MB

Comments


bottom of page